O blog feito para a Reflexão, Compartilhamento e Doação.

Um blog feito para a Reflexão, Compartilhamento e Doação.
O mundo é real... multicolorido... simples e extremamente especial!
VIVA e VIBRE no diapasão do Cosmo!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

A CRÍTICA INTELIGENTE.


Não raramente nos vemos diante da necessidade ou conveniência de criticar o comportamento, atitudes ou desempenho de alguém, seja um funcionário, filho, cônjuge ou amigo. Neste momento é de grande valia exercitar nossas habilidades interpessoais e observar alguns dos fundamentos de uma crítica inteligente, ou seja, aquela que não gera ressentimentos e que pode produzir uma mudança de comportamento. Vamos a algumas destas idéias:
Elogie em público e critique em particular. Não gere constrangimentos desnecessários em nome de uma suposta "sinceridade".
Critique a atitude, jamais a pessoa. A crítica pessoal nunca é bem recebida. Não rotule o indivíduo como tolo, preguiçoso, incompetente ou seja lá o que for. Critique seu comportamento ou suas atitudes, mas não a pessoa.
Não faça críticas em qualquer lugar, no corredor, andando ou em uma conversa de elevador. Formalize o momento da crítica. Marque um horário, sente-se com a pessoa a uma mesa, assim o seu interlocutor dará muito mais atenção àquilo que você está dizendo.
Antes de fazer uma crítica ou cobrar por um erro, elogie e fale do que está indo bem, daquilo que a pessoa está fazendo certo. Isto tornará a pessoa mais receptiva à critica que se seguirá.
Jamais faça críticas se estiver irritado. Primeiro se reequilibre e só então fale com a pessoa que deseja criticar. Isto é extremamente importante. A ira compromete seriamente nossa inteligência e nos leva a falar e fazer coisas das quais nos arrependeremos.
Não espere que o problema se agigante para só então criticar. Esta espera desnecessária, é muitas vezes a fonte da irritação que leva a uma crítica desrespeitosa.
Ouça as explicações do criticado, mas não estenda excessivamente a conversa, pois há potencial para ambos se irritarem e comprometer o bom trabalho realizado até então.
Seja respeitoso. É possível ser duro sem ser desrespeitoso. É uma questão de inteligência e equilíbrio. Bons líderes são rigorosos, mas ao mesmo tempo, respeitosos no trato com seus comandados.
Não critique a toa. Se você acredita que aquela crítica, naquele momento, não vai produzir uma mudança de comportamento então não a faça. Isto gera desgastes desnecessários e é um desperdício de energia. Avalie a situação e procure outro caminho.
Transforme pelo exemplo, mostrando que você é capaz de fazer o que espera dos outros. É muito difícil convencer alguém a assumir um comportamento que você mesmo não sustenta.
Quando você for o alvo da critica, mostre a mesma boa vontade e equilíbrio que espera daqueles que você critica.
Critique sempre com o objetivo de melhorar as relações entre as pessoas e o desempenho profissional, jamais com o intuito de humilhar ou diminuir.
Nunca, jamais critique uma pessoa, comentando os atos falhos dela com um terceiro indivíduo, pois assim você estará sendo mal visto por essa terceira pessoa, além de não está contribuindo, em nada, na evolução do criticado.
Exercida com inteligência, a crítica é um instrumento de crescimento e um aliado das relações humanas.
E lembre-se: jogar pedra no telhado dos outros é muito fácil, mas não se esqueça que seu telhado pode ser de vidro.

Nenhum comentário: