O blog feito para a Reflexão, Compartilhamento e Doação.

Um blog feito para a Reflexão, Compartilhamento e Doação.
O mundo é real... multicolorido... simples e extremamente especial!
VIVA e VIBRE no diapasão do Cosmo!

sexta-feira, 28 de março de 2008

CURIOSIDADES

Os Sete Pecados Capitais:
Gula, Avareza, Soberba, Luxúria, Preguiça, Ira e Inveja.

Os Dez Mandamentos:
1º - Amar a Deus sobre todas as coisas; 2º - Não tomar o Seu Santo Nome em vão; 3º - Guardar domingos e dias de festa; 4º - Honrar pai e mãe; 5º - Não matar; 6º - Não pecar contra a castidade; 7º - Não furtar; 8º - Não levantar falso testemunho; 9º - Não desejar a mulher do próximo e 10º - Não cobiçar as coisas alheias.

Os Três Reis Magos: 1 - O árabe Baltazar: Trazia incenso, significando a Divindade do Menino Jesus. 2 - O indiano Belchior: Trazia ouro, significando a Sua Realeza. 3 - O etíope Gaspar: Trazia mirra, significando a Sua Humanidade.

Os Doze Apóstolos:
1 - Simão Pedro; 2 - Tiago (o maior); 3 - João; 4 - Filipe; 5 -Bartolomeu; 6 - Mateus; 7 - Tiago (o menor); 8 - Simão; 9 - Judas Tadeu; 10 - Judas Iscariotes; 11 - André e 12 -Tomé. Após a traição de Judas Iscariotes, os outros onze apóstolos elegeram Matias para ocupar o seu lugar.

Os Doze Profetas do Antigo Testamento:
1 - Isaías; 2 - Jeremias; 3 - Jonas; 4 - Naum; 5 - Baruque; 6 -Ezequiel; 7 - Daniel; 8 - Oséias! ; 9 - Joel; 10 - Abdias; 11 - Habacuque; 12 - Amós.

Os setes sábios da Grécia antiga:
1 - Sólon; 2 - Pítaco; 3 - Quílon; 4 - Tales de Mileto; 5 - Cleóbulo; 6 - Bias; 7 -Períandro.

As Musas da Mitologia Grega:
1 - Urânia (astronomia); 2 - Tália (comédia); 3 - Calíope (eloqüência e epopéia) 4 - Polímnia (retórica); 5 - Euterpe (música e poesia lírica); 6 -Clio (história); 7 - Érato (poesia de amor); 8 - Terpsícore (dança) e 9 - Melpômene (tragédia)

As Sete Cores do Arco-íris:
Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta.

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO:
1 - A Pirâmide de Queops; 2 - Os Jardins Suspensos da Babilônia; 3 - O Mausoléu de Helicarnasso (também conhecido como O Túmulo de Mausolo em Éfeso); 4 - A Estátua de Zeus, de Fídias; 5 - O Templo de Artemisa (ou Diana); 6 - O Colosso de Rodes; 7 - O Farol de Alexandria.

Você Sabia...?

1 - Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa: " O Killed" (zero mortos). Daí surgiu a expressão O.K. Para indicar que tudo está bem.

2 - Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao se referir a São José, diziam sempre "Pater Putativus", (ou seja: "Pai Adotivo" ) abreviando em " P.P . ". Assim surgiu a idéia, nos países de colonização espanhola, de chamar os Josés de " Pépe ".

3 - Cada rei no baralho representa um grande Rei/Imperador da história: Espadas: Rei David (Israel); Paus: Alexandre Magno (Grécia/Macedônia); Copas: Carlos Magno (França); Ouros: Júlio César (Roma).

4 - No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito "é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus"... O problema é que São Jerônimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra " kamelos " como camelo, quando na verdade, em grego, " kamelos " são as cordas grossas com que se amarram os barcos. A idéia da frase permanece a mesma, mas qual parece mais coerente?

5 - Quando os conquistadores ingleses chegaram à Austrália, assustaram-se ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual o nome do bicho. O índio sempre repetia "Kan Ghu Ru" , e portanto o adaptaram ao inglês, "kangaroo" (canguru). Depois, os lingüistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer: "Não te entendo" .

6 - A parte do México conhecida como Yucatán vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam esse lugar, e o índio respondeu "Yucatán" . Mas o espanhol não sabia que ele estava informando "Não sou daqui".

7 - Existe uma rua no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristovão, chamada " PEDRO IVO ". Quando um grupo de estudantes foi tentar descobrir quem foi esse tal de Pedro Ivo, descobriram que na verdade a rua homenageava D. Pedro I, que quando foi rei de Portugal, foi aclamado como "Pedro IV" (quarto). Pois bem, algum funcionário da prefeitura, ao pensar que o nome da rua foi grafado errado, colocou um "O" no final do nome. O erro permanece até hoje..

terça-feira, 25 de março de 2008

O PALÁCIO MARAVILHOSO


Conta-se que certa vez, um rei do Iêmen, chamado Hiamir, chamou um dos seus ministros e disse-lhe: "quero fazer longa viagem à Tiapur, uma região longínqua, pobre e triste, árida e sem conforto. Determino que vá antes de mim, e logo que lá chegar, mande que seja construído um magnífico palácio, com largas varandas de marfins e pátios floridos. Nesse palácio ficarei hospedado durante uma temporada, com tranqüilidade e conforto."

O Vizir respondeu humildemente: "escuto e obedeço, ó rei."

Dias depois o Vizir partiu, em uma caravana com numerosos camelos carregados de ouro. Ao chegar à cidade o Vizir ficou desolado com o estado de abandono em que se achava o povo. Encontrou pelas estradas crianças famintas e centenas de infelizes, morrendo de inanição. Os quadros de miséria e sofrimento que se desenrolavam, a cada passo e a todo instante, torturavam o coração do poderoso ministro.

Ele trouxera mais de trinta mil dinares, que deveriam ser gastos na construção de um grandioso palácio! Que fez o Vizir? Levado por um impulso irresistível, em vez de executar a ordem do rei, resolveu gastar o dinheiro que trazia, beneficiando a infeliz população.

Mandou construir abrigos para os desamparados. Distribuiu mantimentos entre os mais necessitados. Determinou que todos os enfermos fossem, sem demora, medicados e forneceu pão aos que padeciam fome. Ao fim de alguns meses, notava-se uma transformação completa da cidade. Os homens haviam voltado ao trabalho e por toda a parte reinava a alegria. As crianças brincavam nos pátios e as mulheres cantavam nas portas das tendas. E do palácio maravilhoso, encomendado pelo rei, nada existia...

Quando o rei Hiamir chegou a Tiapur foi recebido por uma grande manifestação de júbilo da população.

"Sinto-me feliz" - confessou o monarca - "por saber que sou sinceramente estimado pelos meus súditos.

Mas onde está o palácio de Tiapur?" Perguntou.

"Antes de falar do palácio, ó rei, tenho um pedido a lhe fazer." Disse-lhe o Vizir.

"Segundo as leis, aquele que o desobedecer, praticando um abuso de confiança, deve ser condenado à morte.
Pois, houve, ó rei, um homem de sua confiança que praticou tal delito.

“Espera-se que seja determinada a execução do culpado sem demora.” Disse o Vizir serenamente.

"Quem é o acusado?" Questionou o rei.

"O criminoso sou eu." Disse o Vizir sem hesitar.

E sem ocultar a menor parcela da verdade, o Vizir descreveu a miséria em que se encontrava o povo.
Por fim, confessou que, penalizado diante de tanto sofrimento, em vez de construir o palácio real, resolveu gastar os recursos que lhe foram confiados para mudar a triste sorte da população.

"Não cumpri a ordem recebida, por isso aguardo o castigo de que me fiz merecedor." Concluiu.

"Levante-se, meu amigo." Ordenou emocionado o rei. "Vejo que seu trabalho é responsável pela edificação do mais belo dos palácios que já conheci. Vejo as torres cintilantes nas fisionomias alegres das crianças; admiro as largas varandas de marfim no sorriso radiante dos meus súditos; reconheço os pátios floridos no olhar de gratidão das mães felizes. Como é majestoso e belo, ó Vizir, o palácio que a sua bondade fez se erguer nas terras de Tiapur."
Cada um é responsável pela destinação que der à riqueza que lhe for confiada, seja ela representada por recursos materiais ou por aptidões profissionais.

Cada qual, pelo uso de seus próprios talentos, é capaz de alterar o mundo, distribuindo alegrias ou acumulando dores.

(Equipe de Redação do Momento Espírita, com base nas pp. 109-114, do livro os Melhores contos, de Malba Tahan, ed. Record, 2002).

quinta-feira, 13 de março de 2008

Só maranhense entende!

maranhense no São João não tem quadrilha - tem bumba-meu-boi
maranhense quando se espanta não fala : nooossa! - fala:ééééééguuuaaas!
maranhense não vai pro reggae - vai pra radiola
maranhense não fala você - fala tu
maranhense não usa tiara - usa traca
maranhense não toma coca-cola- toma Guaraná Jesus
maranhense não chama atenção - é esparroso não existe
maranhense gay- existe maranhense qualira!
maranhense não é moleque -é piqueno
maranhense não tem filho - tem menino
maranhense não é convencido- só quer se amostrar
maranhense não fica com fome - fica brocado
maranhense não come - raga
comida de maranhense não é jantar - é cumê
maranhense não fica com vergonha - fica encabulado
maranhense não vê nada estranho - vê algo cabuloso
maranhense não espia - maroca
maranhense não é chato - é ralado
maranhense não estraga a festa - azia
maranhense não é mão-de-vaca - é canhenga
maranhense não sente agonia - e sim arrilia

Uma colaboração de Maria Heloisa Guterres

segunda-feira, 10 de março de 2008

11 CONSELHOS DE BILL GATES




Aqui estão alguns conselhos de Bill Gates em uma conferência de uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não aprenderiam na escola. Ele fala sobre como a política do "sentir-se bem" tem criado uma geração de crianças sem conceito da realidade e como esta política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.

Regra 1
A vida não é fácil - acostume-se com isso.

Regra 2
O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele, ANTES de >sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3
Você não ganhará US$ 40,000 por ano assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4
Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

Regra 5
Fritar hambúrgueres não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso - eles chamam de oportunidade.

Regra 6
Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7
Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você falar o quanto você mesmo era legal. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

Regra 8
Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto
não se parece com absolutamente NADA na vida real.

Regra 9
A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudarão a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10
Televisão NÃO É vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a cafeteria e ir trabalhar.

Regra 11
Seja legal com os NERDS. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.

sexta-feira, 7 de março de 2008

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Certo dia, o então Secretário Geral das Nações Unidas, Pérez de Cuéllar, apresentou-a perante a ONU como
“a mulher mais poderosa do mundo”.
Em seu cartão de visitas, impresso em papel amarelado, se lia:

“The fruit of silence is prayer
O fruto do silêncio é a oração
The fruit of prayer is faith
O fruto da oração é a fé
The fruit of faith is Love
O fruto da fé é o Amor
The fruit of Love is Service
O fruto do Amor é o Serviço
The fruit of Service is Peace”.
O fruto do Serviço é a Paz

Ela disse certa vez:

“Hoje em dia, quando quase todas as doenças têm o seu remédio, não se encontrou remédio algum para a indiferença pelo próximo.
E, no entanto, existe.
Não se melhorará a situação dos excluídos nem se transformará
o mundo com revoluções,
violência, guerras, nacionalismos desenfreados, terrorismo e ódio,
mas unicamente por meio do amor e da caridade”

E também:

“Nenhum de nós, nem os senhores nem eu,
tem o direito de condenar qualquer ser humano.
Por muito que os vejamos fazer coisas que nos parecem erradas,
não sabemos por que as fazem.
Talvez sejamos nós que os obrigamos a fazê-las.
A maior pobreza não é a falta de dinheiro,
ou a falta de pão e de comida,
mas sobretudo uma fome terrível de reconhecimento
da dignidade que cada um tem;
e aí cometemos muitos erros, porque deixamos as pessoas de lado
e vamos às nossas coisas e somente às nossas coisas”.

Que o exemplo desta excepcional mulher, Madre Teresa de Calcutá, possa inspirar a todos a praticarem o bem, a caridade, a fraternidade e o amor sem limites.Neste Dia Internacional da Mulher, o mundo reconhece a suprema importância e valor de todas as mulheres. Ser nobre e belo que engrandece a criação Divina.

Parabéns pelo seu Dia!

quarta-feira, 5 de março de 2008

A ARTE DE NÃO ADOECER

Se não quiser adoecer:
"Fale de seus sentimentos" Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.
Se não quiser adoecer
"Tome decisão" A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
Se não quiser adoecer
"Busque soluções" Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
Se não quiser adoecer
"Não viva de aparências" Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
Se não quiser adoecer
"Aceite-se" A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.
Se não quiser adoecer
"Confie" Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.
Se não quiser adoecer
"Não viva sempre triste" O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.
Dr. Dráuzio Varella

ORAÇÃO DO PROFESSOR


Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
E por fazer de mim um professor no mundo da educação.
Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados,
na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.
Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .
Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.

domingo, 2 de março de 2008

COMO SE ESCREVE...?

Quando Joey tinha somente cinco anos, a professora do jardim de infância pediu aos alunos que fizessem um desenho de alguma coisa que eles amavam. Joey desenhou a sua família. Depois, traçou um grande círculo com lápis vermelho ao redor das figuras. Desejando escrever uma palavra acima do círculo, ele saiu de sua mesinha e foi até à mesa da professora.-Professora, como a gente escreve...? Ela não o deixou concluir a pergunta. Mandou-o voltar para o seu lugar e não se atrever mais a interromper a aula.
Joey dobrou o papel e o guardou no bolso.Quando retornou para sua casa, naquele dia, ele se lembrou do desenho e o tirou do bolso. Alisou-o bem sobre a mesa da cozinha, foi até sua mochila, pegou um lápis e olhou para o grande círculo vermelho.Sua mãe estava preparando o jantar, indo e vindo do fogão para a pia,para a mesa. Ele queria terminar o desenho antes de mostrá-lo para ela.
- Mamãe, como a gente escreve...
- Menino, não dá para ver que estou ocupada agora? Vá brincar lá fora. E não bata a porta, foi a resposta dela.
Ele dobrou o desenho e o guardou no bolso. Naquela noite, ele tirou outra vez o desenho do bolso. Olhou para o grande círculo vermelho, foi até à cozinha e pegou o lápis. Ele queria terminar o desenho antes de mostrá-lo para seu pai.Alisou bem as dobras e colocou o desenho no chão da sala, perto da poltrona reclinável do seu pai.
- Papai, como a gente escreve...?
- Joey, estou lendo o jornal e não quero ser interrompido. Vá brincar lá fora. E não bata a porta.O garoto dobrou o desenho e o guardou no bolso. No dia seguinte, quando sua mãe separava a roupa para lavar, encontrou no bolso da calça do filho enrolados num papel, uma pedrinha, um pedaço de barbante e duas bolinhas de gude. Todos os tesouros que ele catara enquanto brincava fora de casa. Ela nem abriu o papel. Atirou tudo no lixo.
Os anos rolaram. Quando Joey tinha 28 anos, sua filha de cinco anos, Annie fez um desenho. Era o desenho de sua família. O pai riu quando ela apontou uma figura alta, de forma indefinida e disse:-Este aqui é você, papai!A garota também riu. O pai olhou pra o grande círculo vermelho feito por sua filha, ao redor das figuras e lentamente começou a passar o dedo sobre o círculo. Annie desceu rapidamente do colo do pai e avisou:
- Eu volto logo!E voltou. Com um lápis na mão. Acomodou-se outra vez nos joelhos do pai, posicionou a ponta do lápis perto do topo do grande círculo vermelho e perguntou:
- Papai, como a gente escreve amor?
Ele abraçou a filha, tomou a sua mãozinha e a foi conduzindo, devagar, ajudando-a a formar as letras, enquanto dizia:
- Amor, querida, amor se escreve com as letras T...E...M...P...O (TEMPO).
Conjugue o verbo amar todo o tempo. Use o seu tempo para amar. Crie um tempo extra para amar, não esquecendo que para os filhos, em especial, o que importa é ter quem ouça e opine, quem participe e vibre, quem conheça e incentive.Não espere seu filho ter que descobrir sozinho como se soletra amor, família, afeição. Por fim, lembre: se você não tiver tempo para amar, crie. Afinal, o ser humano é um poço de criatividade.
E o tempo? Bom, o tempo é uma questão de escolha.

A ARTE DE SABER SE CALAR

Calar sobre a própria pessoa é humildade.
Calar sobre os defeitos dos outros é caridade.
Calar quando a gente está sofrendo é heroísmo.
Calar diante do sofrimento alheio é covardia.
Calar diante da injustiça é fraqueza.
Calar quando o outro está falando é delicadeza.
Calar quando o outro espera uma palavra é omissão.
Calar e não falar palavras inúteis é penitência.
Calar quando não há necessidade de falar é prudência.
Calar quando Deus nos fala ao coração é silêncio, é oração.
Calar diante do mistério que não entendemos é sabedoria.
Quando, na escuridão da noite, procuramos Deus e não o encontramos é porque não o procuramos em nossos corações. Lembre-se que Ele jamais abandona seus filhos.
Extraído do Jornal de Opinião
Arquidiocese de Belo Horizonte

A Arte de ser Feliz

Acorde todas as manhãs com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. Seja seu Próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará. Não desperdice, pois você nasceu para ser feliz!

Enumere as boas coisas que você tem na vida. Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança! Trace objetivos para cada dia.

Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente. Não se queixe do trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém, alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso ajuda a manter a dignidade.

Acredite, seu valor está em você mesmo! Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente! Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias e nem felicidade.

Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você. Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace.

A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros, sem que o aroma fique em suas mãos.

O importante é você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, e o importante, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais.

Não só cria um espaço feliz para os que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.

O TEMPO DE SER FELIZ É AGORA! O LUGAR DE SER FELIZ É AQUI! SEJAM FELIZES AMIGOS, TODOS VOCES, E CONTEM COMIGO SEMPRE.


Um forte abraço,
Joaquim FARIAS .´. FRC